EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL APOIADA EM CONCEPÇÕES ABERTAS DE ENSINO: a emergência da criatividade e da subjetividade

Jaqueline Luiza Klein; Derli Juliano Neuenfeldt

O presente estudo tem como objetivo relatar a vivência do estágio supervisionado de Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental apoiada em Concepções Abertas de ensino, destacando a emergência da subjetividade e da criatividade nas aulas. O principal meio de coleta de dados utilizado no decorrer do estágio foi o diário de campo, no qual foram feitas anotações de todas as aulas sobre situações relevantes. O resultado obtido a partir das aulas foi a presença de elementos subjetivos, tais como medo, vergonha, desafio e criatividade.
Após análise destes, confrontando-os com o método de ensino utilizado e com autores que apresentam estudos relacionados aos elementos oriundos das aulas, pode-se concluir que estas percepções obtidas são emergentes da abordagem de ensino utilizada, tendo relação direta com os objetivos propostos pelos autores que a defendem.

Participe você também da maior rede acadêmica da Educação Física Escolar. Entre em contato se tiver mais dúvidas.

rebescolar@rebescolar,com

 

Tel. +55 (11) 98508-7766

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon

Bottom

Top