Revista é uma produção independente sob a responsabilidade dos

Editores responsáveis

Editor - criador

Prof. Dr. Daniel Carreira Filho

Editoração - criador

EduardoTaroni Aleo

Editores

Prof. Dr. Daniel Teixeira Maldonado

Prof. Dr. Luiz Sanchez Neto

Prof. Dr. Walter Roberto Correia

LOCAL DE EDIÇÃO

São Paulo - SP

Convite para a jornada

O tecido da Educação Física Escolar, já esgarçado pela ação do tempo e das intempéries sobre a Educação como um todo, inclusive como reflexo das mazelas dos sucessivos governos, tem em sua recomposição árdua tarefa. Imaginamos que a assumindo coletivamente esta tarefa poderemos contribuir na direção da criação dos pilares de sustentação de sua própria existência na Educação Básica Nacional.

Assim é que, após inúmeros anos de tentativas para criar espaços de construção coletiva de novos olhares sobre o componente curricular. Educação Física e, incentivado por professores amigos decidimos, por fim, criar um novo “locus” de socialização de saberes docentes centrado nas competências dos professores que se dedicam ao desenvolvimento do componente curricular, nos mais diversos níveis de intervenção social. Para tanto, pedimos licença para utilizar um parágrafo do livro “Educação Física Escolar: ensino e pesquisa-ação”, do professor Mauro Betti, como pressuposto de criação e orientação deste novo espaço.

“Os professores, a partir da reflexão sobre suas práticas, podem consolidar-se como produtores de conhecimentos, estabelecendo uma nova relação teórico-prática entre as atividades empreendidas no exercício profissional, os saberes docentes e os conhecimentos teóricos. Nestes termos, com a competência reflexiva, os professores podem se tornar mais autônomos em relação à gestão de suas próprias atividades e da vida escolar, além de se tornarem mais eficazes no enfrentamento de situações singulares da prática profissional” (BETTI, MENDES, PIRES 2009, p282-283).

Assim, a REBESCOLAR é um espaço democrático de apresentação de experiências bem sucedidas; propostas centradas no componente curricular Educação Física; suas inúmeras possibilidades de inter, trans e multidisciplinaridade; relato de pesquisas em andamento; resultado de pesquisas; acervo de produção acadêmica em termos de Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e; as mais variadas formas de provocação do pensar em busca de soluções que dêem conta do enfrentamento das situações peculiares do cotidiano escolar.